segunda-feira, 5 de setembro de 2011

O mistério do material da “Fundação AGAPE”

FUNDAÇÃO AGAPE

O Sr. Vereador Vasco Estrela informa que foi contactado, no passado dia 6 de Abril de 2010, pelo Sr. Engº Carlos Quaresma, radicado na Suécia há muitos anos, e que faz parte da Fundação AGAPE que recolhe material hospitalar na Suécia, onde o mesmo é obrigatoriamente substituído anualmente, e coloca-o em Portugal.

Assim, foi proposto à Câmara de Mação receber um camião desse material, no valor de cerca de € 300.000, que consiste em cadeiras de rodas eléctricas, cadeiras adaptadas para crianças, cadeiras para banhos, camas articuladas, andarilhos, muletas, etc, gratuitamente, sendo o custo do transporte (€ 13.000) a única despesa para a Autarquia. Mais informa que tem conhecimento de algumas Autarquias que já receberam este tipo de material, nomeadamente Vila de Rei, Fundão, etc. Propõe que seja feito o contacto com esta Fundação para mais informação sobre a qualidade do referido material e posteriormente o Município de Mação possa receber o mesmo para distribuir às IPSS's do Concelho.

Esta proposta foi aprovada por unanimidade.

Fonte: acta da reunião de Câmara de 28 de Abril de 2010


MATERIAL HOSPITALAR - FUNDAÇÃO AGAPE

O Sr. Vereador Nuno Neto solicita informação sobre se há algum desenvolvimento relativamente ao material em falta da Fundação AGAPE e considera que não faz sentido manter o material que já chegou em armazém, continuando à espera do material em falta pelo que pensa ser mais positivo fazer uma primeira distribuição do material existente e posteriormente uma segunda distribuição quando for entregue o restante.

O Sr. Vereador Vasco Estrela informou que falou com o responsável do envio do material no final de Janeiro, que garantiu que a situação se resolveria até ao final do mês de Fevereiro, pelo que considera que se deve esperar o tempo solicitado e se nada for resolvido, tomar então uma decisão sobre o material em armazém.

Fonte: acta da reunião de Câmara de 23 de Fevereiro de 2011


MATERIAL HOSPITALAR - FUNDAÇÃO AGAPE

O Sr. Vereador Nuno Neto solicitou informação sobre ponto de situação do fornecimento de material hospitalar da Fundação AGAPE que se encontra em falta.

O Sr. Vereador Vasco Estrela informa que ainda falta receber as camas articuladas e ainda hoje mesmo enviou um mail ao responsável por esta transacção solicitando mais informação sobre o assunto. Mais referiu que o executivo já tomou a decisão de mandar limpar e preparar o material que está guardado para, no inicio de Abril começar a ser distribuído.

Fonte: acta da reunião de Câmara de 23 de Março de 2011


MATERIAL HOSPITALAR - FUNDAÇÃO AGAPE

O Sr. Vereador Cardoso Lopes solicitou informação sobre ponto de situação do fornecimento de material hospitalar da Fundação AGAPE que se encontra em falta.

O Sr. Vereador Vasco Estrela informa que o responsável da entrega de material ainda não respondeu ao mail da Câmara e falta entregarem as camas articuladas, mas já foi feito o levantamento de todo o material que se encontra no Estaleiro, será feita uma proposta de distribuição do mesmo que será discutida na próxima reunião. Mais informa que vai continuar a tentar contactar o responsável da Fundação por causa do material em falta.

Fonte: acta da reunião de Câmara de 20 de Abril de 2011


FUNDAÇÃO AGAPE

O Sr. Presidente Substituto informou que foi contactado pelo Sr. Carlos Quaresma, responsável pelo envio do material hospitalar da Fundação AGAPE que esclareceu que o atraso do envio das camas articuladas se deveu a uma decisão do Governo Sueco de enviar as que estavam disponíveis para o Japão, na sequência do sismo ocorrido naquele país. No entanto, garantiu que vai honrar o compromisso com a Câmara Municipal de Mação e as camas serão entregues dentro de algum tempo.

O Sr. Presidente Substituto informou ainda que está a ser elaborada uma listagem de repartição do material existente entre as IPSS’s do Concelho que será presente em próxima reunião de Câmara para análise e decisão.

Fonte: acta da reunião de Câmara de 25 de Maio de 2011


FUNDAÇÃO AGAPE

O Sr. Vereador Nuno Neto solicita informação sobre se já foi elaborada a lista de material a distribuir pelas IPSS’s do Concelho para apreciação em reunião de Câmara, conforme informação do Sr. Vereador Vasco Estrela em reunião anterior.

O Sr. Vereador Vasco Estrela informou que o Serviço de Acção Social vai contactar as IPSS’s, durante o mês de Julho, e elaborar uma proposta que será presente, discutida e votada posteriormente, em reunião de Câmara.

Fonte: acta da reunião de Câmara de 22 de Junho de 2011



No final de Abril de 2010, já lá vão 16 meses, foi aprovada em reunião de Câmara uma proposta no sentido da Câmara de Mação receber material médico ortopédico proveniente da Suécia, através da Fundação Agape, uma ONG a que está ligado o português Carlos Quaresma.

Desde há vários meses que uma boa parte desse equipamento se encontra em Mação, estando apenas em falta, de acordo com o Executivo Camarário, algumas camas articuladas.

Frequentemente os Vereadores do PS têm questionado o Executivo Camarário sobre a distribuição do equipamento que já se encontra na posse da Câmara, por considerarem que a falta das camas articuladas não deve ser impeditiva da sua distribuição às IPSS do Concelho.

Não obstante as sucessivas promessas do Vereador Vasco Estrela de que a distribuição será feita em breve, a realidade é que os meses vão passando e o equipamento continua armazenado.

Inicialmente compreendeu-se que se fizesse um compasso de espera, aguardando a chegada das camas articuladas. Mas, face ao atraso na entrega destas, isso deixou de fazer sentido.

Porque continua o Executivo Camarário a protelar a entrega do material ortopédico que já se encontra na posse da Câmara há vários meses? Não se percebe, ou talvez se perceba.

3 comentários:

Lady Rose disse...

Claro que se percebe! Provavelmente estão a guardá-lo para 2013. Há que distribui alguma coisa pelos munícipes aquando das eleições.

Vasquinho da Anatomia disse...

Pena que não venha alguma material do foro oftalmológico. Há muita gentinha em Mação que bem precisa dessa ajuda.
Quanto ao material lá da Suíça, se bem calha, ainda distribuem algum antes das eleições. Vamos estar atentos à facturação...

Anónimo disse...

Li, reli e tornei a ler e, só vejo envolvidos a CMM, e os Veradores da Oposição, que sitemáticamente como é seu dever, de Oposição, questinar a CMM sobre o material em questão. Qual é, foi, o problema?

A.V.R.